A reabertura Casa Maternal Denilma Bulhões foi tema de uma reunião realizada na Secretaria de Saúde de Maceió, divulgada nesta quarta-feira (28).
A retomada do funcionamento da unidade de saúde é uma antiga reivindicação dos moradores do Benedito Bentes e está sendo reforçada pelo vereador do bairro, Siderlane Mendonça.
Segundo o parlamentar, ele foi procurado por diversas pessoas que reivindicam a reativação do equipamento público que deveria beneficiar a maior comunidade de Maceió.
"Esse pleito é antigo, mas infelizmente. Ao consegui avançar na gestão municipal anterior. Já luto por isso há anos, pois sei a importância da Maternidade para a população. Principalmente pra parcela mais vulnerável e para o povo do 'Biu', que fica distante de outras unidades desse tipo. Afirmo isso porque dois dos meus filhos nasceram lá e minha família foi muito bem atendida. Na conversa com o secretário renovei a esperança de que esse antigo sonho seja realizado, para o bem do povo da parte alta", reforçou.
O secretário de saúde de Maceió, Luiz Romero, destacou que a reivindicação apresentada por Mendonça é mais que justo. Como está à frente da pasta há apenas dois meses, Romero afirmou que vai buscar informações sobre os motivos do fechamento e buscar alternativas para a reativação da unidade.
"Vou consultar, colher as informações. Logo, minha intenção é encontrar uma maneira de reabrir, enquanto a gente faz uma maternidade nova. Esse é um desejo do prefeito JHC. Estamos trabalhando nesses planos", garantiu.
*Nova reunião*
Um novo encontro entre o parlamentar e o secretário deve acontecer após as análises feitas pela Secretaria de Saúde de Maceió, para apresentação dos esclarecimentos acerca dos motivos do fechamento e das possibilidades de retomada do funcionamento da Maternidade. Siderlane adiantou que a medida vai reforçar a rede de atendimento às mulheres, garantindo o acesso à saúde e mais dignidade.
"Não é razoável que o cuidado com as mulheres seja negligenciado em pleno século 21, quando sequer falamos sobre direitos. Mas sobre as garantias que todas têm e devem ser observadas. Uma maternidade é um benefício para famílias inteiras. Um alívio, até, para quem precisa de atenção especial num momento tão importante quanto delicado, que é o do parto. Seguiremos acompanhando o pleito", detalhou.
*Fechamento*
A Casa Maternal Denilma Bulhões fechou as portas em 2014. Atualmente, funciona o Mini Pronto Socorro Denilma Bulhões, no mesmo prédio, cuja administração é do Governo do Estado.
A unidade contava com leitos para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecia serviços como pré-natal, orientações antes e após o parto com informações sobre amamentação, doenças sexualmente transmissíveis, prática de sexo seguro, uso de camisinha, entre outros serviços.
