Curso trouxe noções sobre calamidade pública e desastres, além de outros importantes assuntos
Neste sábado (29), 150 voluntários inscritos para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudecs) participaram de um curso que contou com dois módulos, e é parte da formação dos Nudecs, com um conteúdo essencial para que os voluntários possam atuar em suas respectivas comunidades, como elo da Defesa Civil nestes locais de risco em toda a capital.
Entre os assuntos abordados na formação estão: O que é a Defesa Civil; Conceito sobre voluntariado e sustentabilidade; Noções gerais sobre calamidade pública e desastres e; Noções básicas sobre a atuação psicossocial em contexto de desastres socioambientais.
O coordenador-geral, Abelardo Nobre, reforçou que o trabalho dos Nudecs foi essencial para que, pelo terceiro ano consecutivo, Maceió não registrasse nenhuma vítima fatal durante o período chuvoso.
“O voluntariado no Núcleo Comunitário de Defesa Civil é previsto por lei e, aqui em Maceió tem sido fundamental para salvar vidas. São eles que estão no dia a dia da comunidade e conhecem os problemas daquele local, então já acionam diretamente o órgão para trazermos as soluções necessárias”, acrescenta.
Entre os 150 voluntários do novo edital, muitos já eram Nudecs e inscreveram-se novamente para continuar fazendo parte.
É o caso do José Ronaldo, que atua na região do Fernão Velho, ABC e Rio Novo. “Já tive a oportunidade de colaborar para que muitas pessoas saíssem do risco na minha comunidade e vou continuar esse trabalho. Ser Nudec é doar nosso tempo e nosso coração para cuidar do outro, então eu agradeço por essa oportunidade”, expôs.
Tags
Comunidade
