Atletas master são reconhecidos em sessão especial na Câmara Municipal de Maceió


Evento proposto por Silvio Filho ocorreu no dia em que se homenageia os esportistas com mais de 30 anos de idade em Alagoas


Atletas com 30, 40 e até mais de 70 anos de idade, em atividade e disputando campeonatos nacionais e até internacionais, estiveram presentes na Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (11), Dia do Atleta Master em Alagoas. Eles foram homenageados em sessão especial proposta pelo vereador Silvio Filho.


A data foi escolhida pois é quando se comemora o aniversário do futebolista José Raimundo, ex-jogador profissional do CSA na década de 1970, e atual conselheiro do clube, responsável por revelar nomes como Peu e Adriano Gabiru, campeões mundiais pelo Flamengo e pelo Internacional.


Para Silvio Filho, a celebração reconhece personalidades que provam, a cada treino e a cada competição, que a paixão pelo esporte não tem idade. “É mais que competir, é manter vivo o espírito esportivo, desafiar limites. Vocês são exemplos de determinação, saúde e inspiração. Mostram que o esporte é uma jornada contínua e que nunca é tarde para começar”, declarou.


O deputado Silvio Camelo, autor da lei que criou a data, defendeu que o objetivo da homenagem é despertar nas pessoas a necessidade de nunca parar de praticar exercício físico e, para aquelas que não praticam, a ideia é despertar para a possibilidade de aderir a um movimento que só cresce.


O aniversariante do dia, José Raimundo, disse ser uma grata satisfação comemorar o Dia do Atleta Master e, ao mesmo tempo, o seu aniversário. “Uma homenagem, até certo ponto, justa, porque eu luto com isso desde que tinha 40 anos. Começamos com o campeonato 40, 45, 50, 55, 60, 65, e agora estamos em 70 anos. Isso é muito bom, porque estamos levando saúde para os ex-atletas. E hoje, nosso vereador Silvio Camelo Filho teve essa felicidade de homenagear todos os atletas, ex-atletas, profissionais ou não profissionais”, elogiou.


A presidente da Associação Master Alagoana de Basquetebol, Paula Isabelle, defendeu que o atleta master é símbolo de superação. Ela lembrou que Alagoas tem uma atleta com mais de 70 anos de idade que representa a seleção brasileira de basquete e é inspiração na modalidade, e fora dela. “São pessoas que substituem a aposentadoria para continuar nas quadras, jogando, incentivando e mostrando aos jovens que você pode continuar enquanto tiver saúde, e para ter saúde”. A atleta a que ela se referiu é Fátima Tenório, também presente na sessão.


Para o representante da Associação dos Cronistas Esportivos de Alagoas, Jorge Moraes, a criação do dia 11 de novembro para celebrar o Dia do Atleta Master tira esse esportista do que chamou de “zona do silêncio”. Ele cita nomes como Zé Preta, Jacozinho, Café, Zé Raimundo e Peu, todos presentes no evento.


Também compareceram o secretário especial de Gestão da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, o presidente do Partido Verde em Alagoas, Sam Menezes, o diretor do Ifal campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, o ex-vereador Arnaldo Camelo e o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Antônio Facchinetti.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato