Evento proposto por Silvio Filho ocorreu no dia em que se homenageia os esportistas com mais de 30 anos de idade em Alagoas
Atletas com 30, 40 e até mais de 70 anos de idade, em atividade e disputando campeonatos nacionais e até internacionais, estiveram presentes na Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (11), Dia do Atleta Master em Alagoas. Eles foram homenageados em sessão especial proposta pelo vereador Silvio Filho.
A data foi escolhida pois é quando se comemora o aniversário do futebolista José Raimundo, ex-jogador profissional do CSA na década de 1970, e atual conselheiro do clube, responsável por revelar nomes como Peu e Adriano Gabiru, campeões mundiais pelo Flamengo e pelo Internacional.
Para Silvio Filho, a celebração reconhece personalidades que provam, a cada treino e a cada competição, que a paixão pelo esporte não tem idade. “É mais que competir, é manter vivo o espírito esportivo, desafiar limites. Vocês são exemplos de determinação, saúde e inspiração. Mostram que o esporte é uma jornada contínua e que nunca é tarde para começar”, declarou.
O deputado Silvio Camelo, autor da lei que criou a data, defendeu que o objetivo da homenagem é despertar nas pessoas a necessidade de nunca parar de praticar exercício físico e, para aquelas que não praticam, a ideia é despertar para a possibilidade de aderir a um movimento que só cresce.
O aniversariante do dia, José Raimundo, disse ser uma grata satisfação comemorar o Dia do Atleta Master e, ao mesmo tempo, o seu aniversário. “Uma homenagem, até certo ponto, justa, porque eu luto com isso desde que tinha 40 anos. Começamos com o campeonato 40, 45, 50, 55, 60, 65, e agora estamos em 70 anos. Isso é muito bom, porque estamos levando saúde para os ex-atletas. E hoje, nosso vereador Silvio Camelo Filho teve essa felicidade de homenagear todos os atletas, ex-atletas, profissionais ou não profissionais”, elogiou.
A presidente da Associação Master Alagoana de Basquetebol, Paula Isabelle, defendeu que o atleta master é símbolo de superação. Ela lembrou que Alagoas tem uma atleta com mais de 70 anos de idade que representa a seleção brasileira de basquete e é inspiração na modalidade, e fora dela. “São pessoas que substituem a aposentadoria para continuar nas quadras, jogando, incentivando e mostrando aos jovens que você pode continuar enquanto tiver saúde, e para ter saúde”. A atleta a que ela se referiu é Fátima Tenório, também presente na sessão.
Para o representante da Associação dos Cronistas Esportivos de Alagoas, Jorge Moraes, a criação do dia 11 de novembro para celebrar o Dia do Atleta Master tira esse esportista do que chamou de “zona do silêncio”. Ele cita nomes como Zé Preta, Jacozinho, Café, Zé Raimundo e Peu, todos presentes no evento.
Também compareceram o secretário especial de Gestão da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, o presidente do Partido Verde em Alagoas, Sam Menezes, o diretor do Ifal campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, o ex-vereador Arnaldo Camelo e o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Antônio Facchinetti.
