A Câmara Municipal de Maceió concedeu ao vereador Luciano Marinho, nesta sexta-feira (5), o título de Cidadão Maceioense, em reconhecimento ao comprometimento dele com a cidade, desde que iniciou sua atuação como liderança comunitária em bairros da parte alta da capital.
A honraria foi proposta pelo vereador Allan Pierre, com aprovação unânime dos parlamentares, e entregue no dia em que Maceió completa 210 anos, em sessão solene com a presença do presidente da Casa, Chico Filho, dos vereadores Cal Moreira e Silvania Barbosa e do deputado estadual Mesaque Padilha.
Luciano Marinho é natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, mas mora em Maceió há 40 anos. Desde jovem, demonstrou comprometimento com os direitos sociais e passou a atuar como líder estudantil e comunitário. Destacou-se como conselheiro tutelar, atuando na proteção de crianças e adolescentes, e tem também como marca a defesa das minorias, das pessoas com deficiência e dos idosos.
Em 2016, foi eleito vereador de Maceió pela primeira vez e, em 2024, foi o mais votado. Tem dedicado o mandato à melhoria da qualidade de vida da população, com foco nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.
O vereador Allan Pierre defendeu que o reconhecimento de Luciano Marinho como maceioense é uma homenagem justa, a um homem com liderança reconhecida pela população devido ao histórico de prestação de serviço e inclusão social.
“Luciano é um cara que veio de baixo, ralou, chegou aqui sozinho, construiu uma história, e Maceió vem reconhecendo esse trabalho. Por isso, a Câmara de Vereadores, de forma unânime, hoje, no dia do aniversário da cidade, concede a ele esse título. Através de um ato do Legislativo, do presidente da Câmara, Chico Filho, aprovado pelos vereadores, ele passa a ser efetivamente cidadão maceioense”, declarou.
Para Chico Filho, Maceió ganha um presente com a cidadania sendo concedida a Luciano Marinho, um vereador reconhecido pela população por meio da expressiva votação nas urnas. “Na política, existem pessoas de bem, que trabalham. E quando eu vejo um cidadão que trabalha por Maceió sendo o mais votado, sendo reconhecido, eu fico feliz. Agradeço a ele por tudo que tem feito. Luciano já era maceioense, mas agora estamos apenas conferindo um título, que tenho certeza que ele vai guardar com muito carinho”, afirmou
